resultado sisu 2023

Resultado Sisu 2023 – como consultar a chamada regular, data para consulta de resultados

Resultado Sisu 2023 pode ser consultado na página do participante do sisu. E geralmente é na segunda feira da semana que segue a semana de inscrição quando as chamadas regulares são feitas.

Se você quer saber se foi selecionado ou não, então, acompanhe aqui! Tenha acesso ao seu desempenho na seleção e demais informações!

Resultado Sisu 2023 é chamada regular

resultado sisu 2023
resultado da chamada regular

Resultado Sisu 2023 também é conhecido como chamadas regulares. Todo candidato que participa de um processo seletivo tem a ansiedade de saber do resultado. Assim acontece com quem se inscreve ao Sisu 2023.

Durante terça feira até sexta feira, o aluno já se inscreveu, acompanhou o resultado e classificação parcial. Porém, o que vale enfim é a lista de selecionados.

Se o aluno foi aprovado, parabéns. Mas pode ocorrer de você não ser selecionado e os motivos são distintos. A análise do perfil passa por alguns funis onde a pontuação Enem 2022 conta conforme o número de inscritos ao curso que você escolheu.

Há também a concorrência que ganha peso na hora da escolha do candidato. Então, é bom que fique tranquilo e não se desespere. Mesmo que você não seja selecionado na chamada regular, mas pode tentar a lista de espera.

Sendo assim, o resultado Sisu 2023 depende de muitos fatores e você deve conhecer para não se frustrar e se decepcionar. Independentemente do resultado, saiba que não deve desistir. Persevere!

Simular resultado do Sisu 2023

simulador sisu notas
simulador sisu notas

Você sabia que o mec desenvolveu esse simulador sisu com edições passadas, onde os candidatos do sisu 2023 podem simular o resultado online!

Basta entre no site Simulador SISU e faça a simulação das notas de corte dos cursos superiores. As notas de corte são atualizadas para edições mais recentes. Além disso, esse simulador conta com todas as modalidades: concorrência ampla e cotas. Então, os alunos podem ver que as notas para diversas modalidades são diferentes.

Conforme a situação do aluno, ele deve escolher a modalidade apropriada. Confira as notas de corte do curso desejado na universidade desejada. Compare as notas das edições anteriores. E calcule sua chance de conquistar uma vaga no curso superior.

Enfim, essa ferramente é um simulador e serve somente para referência. Entenda como ter acesso ao resultado do SISU 2023.

Como consultar resultado Sisu 2023

Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do SISU
Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do SISU

Para o candidato ter acesso ao resultado Sisu 2023, é necessário que entre na página do participante do SISU MEC. É o mesmo site que fez a sua inscrição. Se ainda não adicionou para favorito do seu navegador, adicione agora: https://acessounico.mec.gov.br/sisu

O link acima é acesso único para programa SISU. Observando o cronograma, os resultado são disponíveis para consulta a partir da segunda-feira depois da inscrição no SISU 2023.

Lembrando que deve acessar a sua página por meio do login Gov.br e senha. Vamos ver passo a passo como consultar o resultado do Sisu 2023.

Fazer login com seu CPF e senha no site gov.br
Fazer login com seu CPF e senha no site gov.br
  1. entre no site Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do SISU pelo link: https://acessounico.mec.gov.br/sisu
  2. Clique no botão – consultar resultado da chamada regular
  3. Fazer login com seu CPF e senha no site gov.br
  4. Se o aluno já está logado, será direcionado para página do participante e ver se foi selecionado ou não
  5. Se o aluno esqueceu o seu login, deve recuperar a senha no website gov.br

Assim, no tempo devido, esse resultado é divulgado juntamente com o seu desempenho. Se você for selecionado, então, apresentará a documentação na instituição de ensino superior. É importante que fique atento aos prazos, pois são curtos.

Além disso, o candidato também pode ter acesso ao resultado pelo 0800 – 616161 ou na própria instituição de ensino.

Resultado Sisu 2023 para Lista de espera

Sisu 2023 para Lista de espera
Sisu 2023 para Lista de espera

A lista de espera é aquela oportunidade extra para ainda concorrer as vagas pelo programa SISU. Isso significa que algumas vagas ainda não foram preenchidas, ou podem ser descartadas pelos selecionados.

Sendo assim, só podem participar os candidatos que não foram selecionados na chamada regular. Se esse é o seu caso, então, manifeste interesse em ter o seu nome na lista para ser analisada.

As inscrições na lista de esperar acontecem no site do SISU MEC mecionado acima. O prazo é mesmo prazo durante qual os selecionados devem fazer matrículas nas instituições superiores munidos documentos necessários.

E os resultados para SISU 2023 lista de espera são divulgados no dia 23 de fevereiro de 2023. E a consulta dos resultados da lista de espera é do mesmo jeito que consultou seu resultado da chamada regular.

Cronograma e etapas do Sisu 2023

Como já aprendeu como fazer consulta do resultado do sisu 2023, ainda vale a pena ressaltar o processo da seleção pelo programa SISU.

Ao seguir o cronograma do Sisu 2023 com todas as etapas, o aluno pode acompanhar dentro dos prazos determinados cada uma delas. Por isso, é tão importante que fique atento a cada data.

De acordo com o cronograma do sisu 2023, as etapas seguem esta sequência:

  • Abertura das inscrições para a seleção Sisu – 31 de janeiro (terça-feira) a 3 de fevereiro (sexta-feira)
  • Resultado da chamada regular – 07 de fevereiro de 2023
  • Matrícula da chamada regular – 08 de fevereiro de 2023 – 21 de fevereiro de 2023
  • Prazo para participar da lista de espera – 08 de fevereiro de 2023 – 21 de fevereiro de 2023
  • Convocação dos candidatos na lista de espera – 23 de fevereiro de 2023

*as datas acima podem sofrer mudança, datas oficiais podem ser verificadas no site do mec.

Como funciona o Sisu 2023

Como funciona o Sisu 2023

Antes de conlcuirmos este texto, vamos compreender como funciona o programa SISU. Para muitos alunos, o programa pode ser novo para eles.

O Sisu, nome completo: Sistema de Seleção Unificada, é um programa estudantil para o ingresso a universidade federal e/ou estadual. Todos os anos, as edições do Sisu ocorrem em dois períodos: primeiro semestre e segundo semestre.

Muitas instituições só oferecem vagas para primeiro semestre e não ofertam vagas no segundo semestre. Primeiro semestre sempre conta com mais vagas, cursos superiores. Mas, as notas de corte para mesmo curso não tem muitas disparidade entre dois semestres.

As instituições públicas que possuem parceria com o programa Sisu disponibilizam uma parte de suas vagas para quem fez o Enem 2022. Entendeu, a nota do ENEM 2022 é indispensável para quem quiser estudar na universidade pública por meio da seleção do programa SISU.

Quem não pode participar no SISU 2023

prova  do enem 2022
prova do enem 2022
  1. alunos que não fizeram Enem 2022. Sisu 2023 exige nota do ENEM 2022, notas de edições anterior do enem não prestam.
  2. treineiros não podem se candidatar
  3. alunos com nota 0 no enem 2022. Segundo nossa base de dados, a menor nota de corte para sisu é acima de 300 pontos. Então, se um candidato não tem nem 300 pontos, não é mais necessário concorrer a vaga do sisu, pela modalidade ampla concorrência.

Aplicativo SISU MEC

O APP do SISU funciona para candidatos acompanharem as inscrições, cronograma, nota de corte e resultado do sisu, lista dos aprovados. E tire suas dúvidas também.

Esse app existe no sistema IOS e sistema Android, vai a loja do seu celular e baixe já. Muito útil.