Lista de espera SISU 2023

Lista de espera SISU 2023 – como funciona e como participar

Lista de espera SISU 2023 é segunda chance para os alunos poderem ingressar no curso superior na instituição de ensino público. E esse processo acontece depois da divulgação do resultado do sisu 2023, ou seja, as primeiras chamadas.

Para participar da lista de espera, o aluno deve acessar seu boletim no SISU e manifesta seu interesse. E tudo deve observar o cronograma do SISU 2023.

O que é lista de espera SISU 2023

Lista de espera SISU 2023

Basicamente, lista de espera é vaga remanescente, que não foi preenchida pelo candidatos por algums motivos.

Uns cursos podem ter recibido menos candidatos do que número de vagas ofertadas. E em outros casos, o aluno não conseguiu fazer sua matrícula no curso para qual foi selecionado. E talvez uns alunos desistiram a sua vaga. Então, todo isso pode levar para o curso oferece vagas remanescentes para outros alunos reprovados na primeira chamada do sisu.

A lista de espera é última chance para o aluno. E por meio dessa chance, o candidato ainda pode estudar no curso desdeja na universidade desejada.

Então, não perca esta oportunidade.

Sisu – Sistema de Seleção Unificado

Sisu - Sistema de Seleção Unificado

O Sisu é um programa criado para o ingresso dos jovens estudantes até uma universidade pública, podendo esse ingressar em qualquer faculdade brasileira por meio de sua nota obtida no Enem.

O Sisu abre suas inscrições sempre no primeiro semestre após a divulgação do resultado Enem, e no segundo semestre para encerrar o ano letivo com a quantidade de vagas disponibilizadas para o período.

Além disso, o Sisu é um sistema de seleção por meio da nota do Enem. Vale a pena ressaltar que, SISU sempre exige nota do enem da última edição. Maior a sua nota, maior a sua chance de ser aprovado. Simular as notas de corte para SISU antes de fazer sua inscrição no curso.

Resultado da primeira chamada

Resultado da primeira chamada
Resultado da primeira chamada

O resultado do Sisu 2023, conhecido como primeira chamada, é divulgado na data definida pelo Sisu. E os inscritos devem consultar o seu resultado direto no seu boletim.

No boletim SISU do participante, constam nomes descritos pelo sistema no curso, instituição e turno desejado pelo estudante através da nota de corte e a nota média do Enem.

Os contemplados na primeira chamada Sisu, deverão fazer o comparecimento na instituição de ensino nas datas definidas pelo Sisu para fazer a sua matrícula. Esse deverá fazer a entrega dos documentos mencionados no sistema Sisu.

E se o aluno não foi aprovado na chamada regular, ele ou ela ainda pode participar da lista de espera Sisu 2023. Para saber mais informações sobre como participar da lista, confira as informações abaixo.

Como se inscrever na lista de espera SISU 2023

Como se inscrever na lista de espera SISU 2023
login com conta Gov.br e inscreva-se na lista de espera SISU

Basicamente, a inscrição para lista de espera não tem muita diferença do que inscrição que o candidato fez durante período de inscrições SISU 2023.

As dois informações mais importantes são:

  1. O candidato só pode fazer sua inscrição para lista de espera conforme o cronograma do sisu 2023
  2. O candidato não pode ser selecionado na primeira chamada

E agora, siga os passos seguintes para fazer a sua inscrição para lista de espera do sisu 2023.

  1. Entre no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior pelo link https://acessounico.mec.gov.br/sisu Todos outros sites não prestam. Esse link é único site oficial para inscrição
  2. Clique no botão inscrição para participar da lista de espera
  3. Fazer o seu login, login deve ser feito com CPF e senha cadastrada no website de acesso único – gov.br
  4. Depois que é logado, vá para boletim de participante e consulta as vagas disponíveis
  5. Selecione até dois cursos e confirma sua inscrição

Prazo de participação da lista de espera dura por 2 semanas, então, o candidato tem tempo suficiente para fazer o procedimento.

Resultado da Lista de espera

simulador sisu ajuda calcular sua chance de ser selecionado
simulador sisu ajuda calcular sua chance de ser selecionado

Os resultados devem ser divulgado 2 dias depois de encerramento da lista de espera. Siga o cronograma do sisu 2023.

Para consultar o resultado, o mesmo deve acessar no seu boletim do SISU. O acesso é por meio de CPF e senha no site Gov.br.

Se o candidato foi convocado, parabéns. Prepara os documentos necessários e fazer matrícula na instituição.

Se o candidato não foi convocado, então, não tem mais chance. Mas tem opções:

1, optar pelo Prouni, muda estratégia e estuda em outro curso e outra universidade.

2, tente de novo no segundo semestre do SISU, que deve ocorrer em junho ou julho.

Sisu lista de espera – dicas

Sisu lista de espera – dicas
Sisu lista de espera – dicas

Descubra mais informações sobre o processo seletivo Sisu lendo abaixo:

  • É importante que as suas informações no ato da inscrição sejam verdadeiras. Pois irá apresentar a documentação comprovando a veracidade dos dados informados
  • Durante o período das inscrições na chamada regular há as notas de corte. Nesse período, você pode alterar o seu curso, caso seja necessário
  • Todo resultado da lista de espera deve ser visto na própria instituição de ensino superior em que se candidatou a vaga
  • Os inscritos podem simular a nota de corte pela ferramenta do site simuladorsisu.com e mudar a sua estratégia (opções de cursos) ao longo de período de inscrição
  • O site oficial do SISU mudou para https://acessounico.mec.gov.br/sisu – chamado: Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Conclusão

Estudar na universidade pública é sonho de muitos jovens. Além de gratuitidade, alguns universidades superiores são top do brasil e do mundo, tais como USP, UFMA, IFCE, etc

Estudar no curso superior que mais almeja e arrume um bom trabalho após formatura. Não perca a chance de ingressar no campus da universidade pública por meio do programa SISU.

Fez Enem 2022, inscreva-se no Sisu, e nunca desista.

Se não foi convocado na primeira chamada do sisu, a lista de espera Sisu 2023 pode ser uma oportunidade valiosa.

Para que possa ficar informado, volte em nosso blog mais vezes. Todos os dias temos novas matérias publicadas! Se quiser, comente e compartilhe!