inscrições sisu 2023

Inscrições Sisu 2023 – cronograma, novos requisitos, inscrições, resultados, lista de espera

Inscrições Sisu 2023 estão previstas para acontecer no início de fevereiro de 2023. Neste texto, vai conhecer tudo que precisa saber.

Ao se inscrever no Sisu 2023, o aluno tem a chance de concorrer a uma das vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior do país. Além disso, ele é um sistema informatizado que atende, exclusivacamente, os estudantes que fizeram o Enem 2022. Ou seja, quem quiser inscrever no Sisu 2023 tem que ter nota do Enem 2022 na mão.

Conheça programa Sisu

Por ser um programa que possibilita o ingresso ao curso superior gratuitamente, o Sisu – Sistema de Seleção Unificada é bastante concorrido. E, ele ocorre em dois períodos do ano: primeiro e segundo semestre. Ambos requerem nota do Enem 2022.

Se você fez o Enem 2022 e deseja utilizar sua nota para conseguir uma vaga no curso de graduação, então, essa é a sua oportunidade! São mais de 110 mil de vagas nos dezenas de cursos nas instituições participantes do SISU.

O link para mais detalhes sobre sisu mec mudou para acesso único para programas de educação: https://acessounico.mec.gov.br/

Cronogramas sisu 2023

Cronogramas sisu 2023

Conforme o edital divulgado pelo MEC no final de 2022, as datas para inscrições para sisu 2023 são confirmadas. Como sempre, as inscrições duram por 4 dias, começando na terça e terminam na noite de sexta-feira.

  • Inscrições sisu 2023: 31 de janeiro (terça-feira) a 3 de fevereiro (sexta-feira)
  • 1ª chamada, chamada regular: 06 de fevereiro de 2023
  • Matrículas dos aprovados na 1ª chamada: depois de 06 de fevereiro de 2023
  • Manifestação de interesse na lista de espera: depois de 14 de fevereiro
  • Convocações nas demais chamadas: a partir de depois de 16 de fevereiro

Todos os alunos devem ficar atento e perca o período curto de inscrições online.

E agora, como já saiba o cronograma e datas importantes, também deve conhecer os novos critérios para sua participação.

Novos requisitos para Sisu 2023

Novos requisitos para Sisu 2023
nota enem 2022

Em parceria com o MEC – Ministério da Educação e faculdades parceiras, o Sisu 2023 é uma ponte que leva alunos para campus de educação superior. Se o aluno quiser estudar nas faculdades, universidades públcas do seu estado, sisu é melhor meio para realizar seu sonho.

No entanto, para concorrer as vagas em uma das instituições públicas do Brasil, é preciso que cumpra com os requisitos exigidos pelo sisu. Para isso, eis abaixo quais são eles:

  • Ter participado do Enem na edição de 2022
  • Ter obtido nota superior a zero na redação
  • Ter obtido nota superior a 450 pontos na prova
  • Não se encaixar como treineiro (estudantes que farão a prova apenas como autoavaliação)

Se você atende a todos esses requisitos, então, está apto para participar do processo seletivo. E cada universidade, cada curso tem uma nota mínima que o aluno ser classificado. E este assunto será tratado ao longo deste texto na parte: nota de corte.

Eagora como você já conhece os requisitos, vamos entender como funciona a inscrição! Ante disso, vcoê deve saber acesso único.

O que é o Acesso Único?

inscrições sisu 2023
Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único)

MEC está redesenhando soluções de tecnologia para os seus sistemas eletrônicos, por meio dos quais são ofertadas oportunidades de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Trata-se do Projeto Acesso Único, iniciado com o desenvolvimento do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único), que tem a mesma marca do projeto, sendo uma parte relevante dele, mas não o todo.

O Projeto Acesso Único está alicerçado em princípios como: segurança digital, modernidade, transparência, participação do usuário, integração, inteligência, monitoramento e economicidade.

Desenvolvido com base nas experiências de navegação de usuários participantes de edições anteriores dos processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies, o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único) será muito útil para quem quer conhecer melhor essas três oportunidades que o MEC oferece ao estudante que busca ingressar em um curso superior.

Você já tem conta gov.br? Bom, fazer login e inscrição agora.

Inscrições para SISU 2023

gov.br login painel
login gov.br para Inscrições para SISU 2023

Inscrições para sisu 2023 só dura por 4 dias. Os 4 dias são muito importante. Não perca o prazo. Observe o cronograma acima, entre no website correto, inscreva-se.

As inscrições Sisu 2023 são gratuitas, sem taxa, feita exclusivamente online. O website oficial é:

Para se inscrever é bem simples. Para te ajudar nessa tarefa, siga os passos abaixo:

  • Entre no website acima chamado Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
  • Clique no botão SISU
  • E agora está na página do SISU, viu o cronograma?
  • Clique inscreva-se
  • Sistema pede você fazer login com sua conta GOV.BR
  • Loga com seu CPF e senha cadastrada no gov.br, recupere senha se esqueceu seu acesso
  • E agora você está logado e está no sistema da seleção do SISU
  • Escolha a opção de curso de seu interesse, a modalidade, turno, grau
  • Cada aluno tem até 2 opções
  • Envie sua inscrição e prontinho

Você pode acompanhar o andamento de sua inscrição pela página Sisu com login e senha de acesso do gov.br durante o período de inscrições abertas.

É importante lembrar que, durante as inscrições, você pode alterar o curso selecionado, mudar cursos, modalidde, consultar classificação paricial.

Vagas Sisu 2023

vaga sisu buscar
buscar Vagas Sisu 2023

Nesta edição do Sisu 2023 primeiro semestre, estão abertas mais de 200mil vagas em 120 instituições de todo o país. Quase 100 cursos são oferecidos para alunos. Os mais populares cursos são Medicina, Direto, Engenharia de computação, Psicologia, enfermagem.

Então, quantos vagas tem no curso que desejar fazer? Bom, é fácil ver isso antes de inscrição. Clique aqui pra entrar no sisu mec, depois, clique buscar vagas.

Todas as vagas das instituições podem ser consultadas. Vagas disponíveis para ampla concorrência e para cotas.

Fazer o busque com município, ou curso, ou univerisdade. É recomendado que aluno faça isso antes de inscrição.

Ok agora, vagas estão aí, quais são notas mínimas pra os cursos? Continue lendo.

Nota de corte Sisu 2023

Nota de corte Sisu 2023
Nota de corte Sisu 2023 SIMULADOR

A nota de corte é um método que visa selecionar os potenciais candidatos a uma vaga do curso superior. Sendo assim, durante as inscrições, ela é atualizada uma vez ao dia e só ocorre durante esse período.

E entendeu? Nota de corte para sisu 2023 não existe durante as inscrições. Os candidatos só podem ver classificação parcial. Nota de corte só é definida quando todos inscrições sejam encerradas.

Notas de cortes são definidas assim:

  • Número de vagas disponíveis no curso de seu interesse
  • Total de candidatos inscritos no curso de seu interesse

Mas, não podemos inscrever-se num curso sem saber uma nota estimada para ser classificado né. Então, MEC criar simulador sisu!

Por meio de simulador sisu, o aluno pode ver as notas de corte das edições passadas, de 2019 até 2022. As notas servem de uma referência.

Exemplo: nas edições anteriores do Sisu, o curso Engenharia de computação no UFRJ são 740, 743, 730, 745. Bom, e o aluno tem uma nota de 720, então, a sua chance de classificação deve ser baixa! Se ele tem nota de 740 pontos, ele ainda tem chance, vale a pena concorrer. Se ele tem nota de 750 pontos, sua chance de ser chamada regular é alta!

Entendeu? Não deixe de usar simulador sisu antes de sua inscrição.

Chamada regular

Após o encerramento das inscrições, o Sisu seleciona candidatos que atingiram a nota mínima exigida pelo curso.

Sendo assim, para você saber se foi ou não selecionado basta apenas consultar o seu boletim e verificar se o seu nome consta na lista da chamada regular.

Chamada regular também é conhecido como resultado do sisu 2023. Os selecionados devem preparar a documentação obrigatória dentro do prazo estipulado pelo cronograma, e fazer sua matrícula na instituição.

Lista de espera Sisu 2023

Para os alunos que não foram chamados na chamada regular, ainda tem chance de conseguir vaga. Essa etapa é conhecida como lista de espera.

Observando o cronograma, fazer sua inscrição na lista de espera. Para manifestar interesse basta acessar a página do Sisu, o mesmo método que fez como antes.

Entre na página Sisu, clicar na opção da lista de espera. Inscreva-se e aguarde o resultado sisu 2023!

Se for selecionado na lista de espera, parabéns. Se não, infelizmente. Deve olhar em Prouni e Fies.

Diferências entre Sisu, Prouni e Fies

Para muitos estudante do ensino médio, os três programas do Governo Federal ainda parecem novos para eles. Por atrás desse três programas, os alunos podem ingressar na educação superior do brasil.

As etapas dos programas

Antes de começarem as inscrições para os programas do governo federal, você deve ter a nota do Enem 2022. Então, as etapas são seguintes:

  1. Divulgação da nota do Enem – que acontece em janeiro, geralmente
  2. Começam inscrições para Sisu – processo seletivo para ingressar na instituições públicas de ensino superior
  3. Começam as inscrições para Prouni – programa que oferece bolsa de estudo para estudantes da universidades e faculdades privadas
  4. FIES – se você não conseguir vaga do sisu nem bolsa do prouni, ainda tem outra opção, financiamento com juro até 0!

Requisitos do Sisu, prouni e Fies

  • Para inscrições no Sisu 2023 – nota enem 2022 acima de 450 pontos, não zerou redação
  • Para concorrer vaga de bolsa no Prouni 2023 – nota enem 2021 e 2022, acima de 450 pontos, não zerou redação. Depende de bolsa 100% e 50%, tem requisitos sobre renda familiar também.
  • Para se inscrever no fies 2023 – nota maior de 450 pontos e não zerou redação. Além disso, a renda familiar por capita devem ser entre 1 a 5 salário mínimo.

Conclusão

Para inscrições no Sisu 2023, o candidato deve ficar atento ao cronograma. E também o edital do sisu que define os novos critérios.

Outra coisa importante é MEC mudou tudo para https://acessounico.mec.gov.br/sisu Acesso único, portal único, conta única Gov.br, é nova plataforma para consultar vagas, fazer inscrições, e consultar resultados. Lembre desse domínio!

Se tiver mais dúvidas, podem ligar 0800 616161 (Telefone do MEC) ou ler outros artigos no nosso website.