Cronograma SISU 2023

Cronograma SISU 2023 – datas confirmadas para as etapas no processo seletivo

Geralmente, os alunos que fazem Enem 2022 procuram dois cronogramas: um é quando sai o resultado do Enem 2022, outro é quando começam as inscrições para Sisu 2023. Isso mesmo, veja o cronograma Sisu 2023, fique por dentro das datas importantes no processo seletivo pelo SISU.

Cronograma do Sisu inclui diversas fases, vamos conhecer no texto seguinte.

Cronograma SISU 2023

Na verdade, quando MEC lançou a primeira versão de Edital Sisu 2023, só consta de datas para inscrições. E datas para outras fases ainda não são divulgadas.

Porém, no início de 2023, as datas serão confirmadas. O processo seletivo do SISU têm cinco fases principais, e iremos conhecer o cronograma certo para ediçõa 2023 primeiro semestre do SISU.

Tabela do cronograma do Sisu 2023 (primeiro semestre):

SISU 2023.1 (primeiro semestre)As datas confirmadas
Período de inscrições31 de janeiro (terça-feira) a 3 de fevereiro (sexta-feira)
Resultado da chamada regular07 de fevereiro de 2023
Matrículas da chamada regular08 de fevereiro de 2023 – 21 de fevereiro de 2023
Período de inscrições para lista de espera08 de fevereiro de 2023 – 21 de fevereiro de 2023
Divulgação do resultado da lista de espera23 de fevereiro de 2023
Cronograma SISU 2023

O cronograma não é uma surpressa, considerando que as provas do Enem 2022 são em novembro de 2022, e os resultados saem em janeiro. Esse cronograma volta ao normal como antes nas edições 2018, 2019. Antes de pandemia. Depois, durante anos 2020 e 2021, estávamos na pandemia e o cronograma foi adiado muito.

Para sisu 2023.1 primeiro semestre, as datas de inscrições voltam para final de janeiro. Muito bom. O período só tem 4 dias, como sempre. A não ser que MEC prolonga as inscrições por problema técnico.

Alunos devem ficar ciente e não perder as inscrições. A chance de entrar no campus de educação superior.

Entenda SISU 2023, vagas e cursos

sisu

Nesta edição o mec oferece mais de 200 mil vagas em 125+ instituições públicas participantes de todo o país. Quase 100 cursos são disponíveis para alunos escolher. É bom ver que as vagas também está em aumento comparado com edição anterior.

As universidades mais ofertam vagas são UFRJ, UFMG, UFMS, UFPR, UFAC e mais. E os cursos mais desdejados pelos alunos são Engenharia de computação, Ciências Econômicas, Medicina, Direito, Odontologia etc. E qual é seu curso almejado?

Então, se o aluno quiser estudar numa universidade federal ou estadual da sua cidade, o programa SISU é sem dúvida a melhor opção.

Para conquistar um emprego melhor ou ter uma formação mais elevada, nada mais importante que entrar em uma universidade e fazer o curso tão desejado.

Obter o reconhecimento profissional é muito importante e é assim que muitos brasileiros encaram a chance de ingressar em uma universidade pública em qualquer estado brasileiro.

E agora, vamos apresentar os requisitos para participar do SISU 2023.

Requisitos para SISU 2023

nota enem 2022 acima de 450 pontos
prova do enem 2022

O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é porta para campu da universidade pública no país. É ponte para educação de ensino superior do brasil. Mas, nem todos as pessoas podem entrar na universidade por meio de SISU.

Basicamente, quem quer concorrer a vaga no SISU deve ter feito ENEM. E exatamente a edição recente do Enem. Neste caso, quem vai participar do processo seletivo do sisu 2023, deve ter nota do ENEM 2022. Se o aluno fez enem 2021, a sua nota não tem condição a usar no Sisu 2023.

Ademais, tem outros critérios e requisitos para os alunos planejando a ingressar na universidade pública por meio de sisu, veja seguinte:

  • Ter feito a prova do Enem 2022, nota somada deve ser maior de 450 pontos
  • Obter uma nota maior que zero na redação

Esses requisitos são importantes para que o estudante ao acessar o portal, automaticamente encontre suas notas obtidas em prova e a média para que possa participar assim da inscrição.

Vale ressaltar, uns cursos podem ter maior peso em uma disciplina e menor peso em outra disciplina. Mas antes disso, é certo que, maior a nota do Enem, maior a chance de conseguir a vaga desejada.

Use o simulador Sisu para ter ideia das notas de corte para os cursos e universidades nas passadas edições!

Inscrições Sisu 2023 – como se inscrever

Inscrições Sisu 2023 - como se inscrever
Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Como se inscrever no Sisu 2023, qual é website oficial pra se inscrever. Essa ainda é dúvida de muitos alunos, especialmente quando eles não tem experiência sobre o portal único de Acesso ao Ensino Superior.

Em 2022, Ministério de educação mudou todos seus websites dos programas (sisu, prouni e fies) para https://acessounico.mec.gov.br/, conhecido como: Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Quem acompanhar o cronograma do sisu 2023, fazer inscrições, devem acessar no website acima para se inscrever.

website gov.br

Vamos fazer isso passo a passo assim:

  1. Acesse no portal único de acesso ao ensino superior pelo link aqui https://acessounico.mec.gov.br/
  2. Clique SISU no canto superior direito
  3. Quando inscrições estão abertas, clique no botão Inscreva-se
  4. Faça login com CPF e senha no website gov.br (recupere sua senha se você esqueceu)
  5. Quando está logado no gov.br, o candidato pode prosseguir a selecionar universidade, curso, turno, modalidade

O estudante pode acompanhar a nota de corte durante o período de inscrição, como também troca o curso no portal SISU.

As inscrições duram por 4 dias, então, é sempre recomendado que todos inscritos voltam a acompanhar a sua inscrição pelo menos 2 vezes por dia.

Use o nosso site para simular notas de corte dos cursos. Fique ligado que as notas de corte servem só como referência. Resultado final e lista dos selecionados só serão divulgado 3 dias depois do encerramento das inscrições.

Conclusão

Muito legal que MEC decidiu a colocar as inscrições para Sisu 2023 no final de janeiro. Isso é legado da educação do país. Esse cronograma é mais lógico e amigável para os alunos.

O cronograma do Sisu 2023 devem ser obeservado quando o aluno decidir a aproveitar as vagas do sisu para estudar na univerisidade pública do brasil.

O Sistema de Seleção Unificada, Sisu, foi criado desde janeiro de 2010. Ele é um programa desenvolvido pelo MEC, Ministério da Educação. O website da inscrição online é Acessounico.mec.gov.br/sisu! O contato 7×24 do MEC é 0800-616161.

Obrigado por ler o cronograma SISU 2023.